A Diretoria Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina pretende, com este espaço, informar sobre a implementação e desenvolvimento do Plano de Intervenção Pedagógica nos Anos Finais do Ensino Fundamental nas Escolas Estaduais, nos dez Municípios que integram a Jurisdição.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Projeto de Educação Patrimonial desenvolvido em escola da rede estadual em Leopoldina fica entre os 55 finalistas do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10.






O projeto “Toda Casa tem uma História” idealizado pelo professor de História João Paulo Pereira de Araújo com alunos do 8° e 9° da Escola Estadual Justiniano Fonseca em Tebas, ficou entre os 55 melhores trabalhos dos 2500 trabalhos enviados de várias partes do país à 15° edição do Prêmio Victor Civita da Fundação Victor Civita.
O Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 é uma iniciativa da Fundação Victor Civita (FVC) que visa identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas por professores, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais em escolas de ensino regular.
O projeto foi desenvolvido durante os meses de maio, junho e julho de 2012 e teve como principal objetivo mostrar aos alunos a importância da pesquisa e de se estudar a história, assim como, despertar neles a consciência de preservação do patrimônio histórico e o olhar crítico sobre o processo de escrita da história.
Durante a realização do projeto, os alunos debateram a importância da preservação do patrimônio histórico; estudaram a história local como reflexo da história universal e sua importância como fator para a construção da cidadania; analisaram o patrimônio histórico do lugar; identificaram as casas que são objetos relevantes para a preservação da história da comunidade e perceberam as mudanças ocorridas no cenário arquitetônico da comunidade.
Os alunos, em grupos, escolheram sete imóveis do distrito de Tebas para serem seus objetos de estudo e partiram para a pesquisa de campo. Realizaram entrevistas, recolheram documentos como fotos e jornais, e ao final do projeto elaboraram um texto sobre a história da casa buscando destacar sua construção, reformas, moradores, principais acontecimentos, curiosidades, relacionando a história das casas ao momento histórico vivido no Brasil e produziram também um documentário com o material recolhido.
 “Todos se envolveram intensamente com a realização da pesquisa, a cada nova descoberta eles ficavam ainda mais entusiasmados em pesquisar, foi incrível a participação dos alunos.”, afirma o professor João Paulo. A comunidade também se envolveu no processo colaborando com informações aos alunos.
O maior prêmio de Educação da América Latina
Criado em 1998, o Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 é a principal inciativa da Fundação Victor Civita para a valorização do trabalho docente e a disseminação de práticas educativas de sucesso. Todo ano, são escolhidos dez professores e um gestor escolar, que ganham destaque no site e nas revistas NOVA ESCOLA e GESTÃO ESCOLAR por seus trabalhos de excelência. Eles são selecionados por um grupo de renomados especialistas, que analisa cada um dos milhares de projetos inscritos a cada edição. Os vencedores ganham um troféu, um prêmio em dinheiro e participam de uma grande festa em outubro, mês do professor, que conta com a presença de autoridades e personalidades.
                                                                                                                               

Clique nas imagens para ampliar:













1 comentários:

Mens Black Titanium Wedding Band - Titsanium Arts
Mens titanium flash mica Black Titanium Wedding microtouch titanium Band: The Menagerie Club is set inside titanium vs platinum the Mens Black Diamond Wedding Rings section. Our wedding ring consists of 40 rings, a babyliss pro nano titanium curling iron standard womens titanium wedding bands silver and

Postar um comentário

PARTICIPE! Vamos trocar informações, experiências e atividades!
1º) Escreva o comentário;
2º) Selecione a opção "Nome/URL" em "Comentar como" e preencha com seus dados;
3º) Clique em "Postar Comentário" e pronto!

Toda a Equipe PIP/CBC da SRE Leopoldina agradece sua colaboração! Aguardamos contato!