A Diretoria Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina pretende, com este espaço, informar sobre a implementação e desenvolvimento do Plano de Intervenção Pedagógica nos Anos Finais do Ensino Fundamental nas Escolas Estaduais, nos dez Municípios que integram a Jurisdição.

Encontro Do Polo Mata Reafirma A Parceria Com Os Municípios

O lançamento do PIP Municipal do Polo Regional da Zona da Mata aconteceu em Juiz de Fora no dia 19 de março. Saiba mais.

Avaliação Diagnóstica Já é Uma Realidade nos Anos Finais e Ensino Médio

A Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto enviou para a SRE fotos do primeiro sábado letivo do ano. Leia Mais.

Projeto EJA Cultural - Um Novo Olhar Sobre Os Alunos Do Noturno

A SRE Leopoldina teve a grata satisfação de receber em sua sede o representante da Diretoria de Educação de Jovens e Adultos (DEJA) da SEE MG. Saiba mais.

Reinventando O Ensino Médio - Seminário De Percurso Curricular

Aconteceu, no último dia 20 de março, a reunião entre os responsáveis pelo desenvolvimento do Projeto Reinventando o Ensino Médio - REM - na SRE/ Leopoldina. Saiba mais.

Equipe Pedagógica E Inspetores Realizam Estudos E Oficinas

Como de costume, todas as segundas-feiras a equipe se reúne para estudos, oficinas, enfim, um grande trabalho. Saiba mais.

domingo, 25 de setembro de 2011

VOCÊ CONHECE OS BLOGS DAS DISCIPLINAS?

Você, professor, já visitou os blogs dos conteúdos específicos? Se não, vale a pena conferir esse instrumento interativo criado pela equipe a fim de tornar a troca de experiências, informações, atividades e mesmo contato entre os professores de cada conteúdo mais facilitada e rápida.
Você pode navegar pelos blogs por meio do menu do blog em "Conteúdos específicos" ou clicando nas imagens abaixo:







terça-feira, 20 de setembro de 2011

EQUIPE PIP/ATC DÁ AS BOAS VINDAS À EQUIPE PIP/CBC

No dia 06/09/2011, a equipe PIP/ATC proporciona uma confraternização de boas vindas para a equipe PIP/CBC. Confira abaixo as fotos das boas vindas!


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

VISITA DA EQUIPE CENTRAL - MÊS DE SETEMBRO


Na semana de 12 a 16/09 a equipe PIP/CBC recebeu os dois integrantes da Equipe Central. Melissa da área de Ciências e Antônio da área de Artes. No dia 13/09 eles iniciaram o trabalho com uma apresentação sobre  Avaliação e Intervenção Pedagógica, abordando estratégias de ensino e aprendizagem para garantir a qualidade na educação. Este foi um momento de muita interação entre os palestrantes e a equipe que se mostrou à vontade para questionar e sanar dúvidas. Na parte da tarde foi trabalhada uma oficina com uma avaliação fictícia em cima das matrizes de referência de todos os conteúdos ( um achado!!!) e, em seguida, analisado o mapa de resultados segundo os descritores. Sem dúvida esse trabalho só veio contribuir com o melhor entendimento da dinâmica da avaliação e será levado às escolas, complementando o material que a Equipe PIP/CBC já havia produzido.


Nos dias 14 e 15/09 foram feitas visitas a várias escolas com o objetivo de apresentar o trabalho que a SEE vem desenvolvendo para melhorar o desempenho dos alunos, especialmente dos anos finais do Ensino Fundamental, deixando claro que esse objetivo só será alcançado com o envolvimento de toda a comunidade escolar.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CAPACITAÇÃO SOBRE O CBC DE GEOGRAFIA



Na última terça-feira, 30 de agosto, toda a equipe do PIP/CBC participou de uma capacitação sobre “Como trabalhar com o CBC de Geografia”, enfocando a Proposta Curricular de Geografia /MG para o Ensino Fundamental. O palestrante foi  Marcelo Furtado, professor da rede estadual que atua no município de Além Paraíba, na Escola Estadual Barão de São Geraldo, distrito de Angustura.
A apresentação teve como objetivo mostrar a interdisciplinaridade entre a Geografia e todos os outros conteúdos ministrados atualmente no quadro escolar.
Na aba Conteúdos Específicos - Geografia  você pode fazer o download do material disponibilizado pelo professor em sua exposição.

A Equipe PIP/CBC agradece ao professor Marcelo pela dedicação! Precisamos de professores como ele para mudarmos o cenário da educação em Minas!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

OFICINA DE QUADRINHOS NA SRE LEOPOLDINA



Nesta segunda feira, dia 29 de agosto, a equipe PIP/CBC de Leopoldina participou de um mini curso cujo o tema  foi: "O uso das Histórias  em Quadrinhos na Sala de Aula", ministrado pela professora Natania Nogueira, formada em História (e também, apaixonada por HQs).
O mini curso teve como objetivo demonstrar como as HQs (História em Quadrinhos) podem e devem ser utilizadas na sala de aula.
Abaixo o link do blog da Gibiteca, onde encontra-se disponibilizado o material utilizado nas oficinas. Confira:



ENCONTRO COM ESPECIALISTAS DAS ESCOLAS ESTADUAIS


Aconteceu no dia 01/09/11 uma capacitação com todos os especialistas da S.R.E Leopoldina que contou com a presença de todos os analistas, Inspetores escolares e a equipe PIPCBC recém chegada à S.R.E. O encontro contou com mais de cem pessoas e foi muito agradável pois no primeiro momento o objetivo foi fazer uma homenagem aos especialistas pelo seu dia que ocorreu em 22 de agosto. 

A reunião aconteceu no Conservatório Estadual de Música que abrilhantou o primeiro momento com o coral de crianças, "Planeta Coração", que fez brotar a emoção e a crença em dias melhores em todos os presentes. Aconteceu também um sorteio de brindes para os especialistas doados por toda a equipe da S.R.E. A Superintendente Maria José Marques Ferreira agradeceu a presença de todos e elogiou muito a apresentação das crianças, além de enaltecer o trabalho dos especialistas das escolas. O grupo teve também uma palestra com a Diretora Educacional Cláudia Conte dos Anjos Lacerda sobre "Convivência Escolar - Construindo Relações" chamando a atenção de todos sobre a importância do aluno ser o foco de todas as ações da escola e que ele deve se sentir a escola como um local aprazível e acolhedor. 

No período da tarde, a Coordenadora do PIP/CBC Maria Lúcia Pacheco do Carmo falou sobre o Plano de Intervenção Pedagógica, dos resultados já alcançados e das metas a alcançar. Em seguida a Coordenadora do PIP/ATC Dalca Morais Monteiro falou sobre sobre o SIMAVE. 

Num terceiro momento os especialistas foram divididos em três grupos: Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio e realizaram uma oficina para melhor compreensão e apropriação dos resultados do PROEB. 
A avaliação que os especialistas fizeram do encontro é de que ele foi muito bom para estimular a reflexão e a necessidade de chegar na escola e colocar logo os conhecimentos adquiridos em prática.
Os arquivos referentes à reunião estão disponíveis na área de downloads.



Veja as fotos do encontro (para ampliá-las, clique sobre elas):